top of page

EMANUEL PEREIRA / CHICO FLORES

ATRAVESSANDO

Emanuel Pereira, o Chico, é neto de dois Franciscos e um Manoel, nasceu na Paraíba (Nova Floresta), foi criado em Jaçanã (Sítio Flores) no Rio Grande do Norte, e lá sobreviveu até os 15 anos.  Depois viveu em João Pessoa por mais 12 anos, onde fez o ensino médio, a graduação em psicologia, a especialização em gerontologia e o mestrado em serviço social (incluindo intercâmbio com a universidade complutense de Madri na Espanha). No retorno da Espanha em 2003 é convidado para lecionar na capital baiana, onde decidiu fincar morada, há 20 anos.

Psicólogo e psicoterapeuta na abordagem centrada na pessoa de formação, Chico sempre teve afinidade com a música e a poesia, desde a infância. O pai era boêmio e colecionador de discos e, dessa forma, cresceu ouvindo “Novos Baianos”, “Nelson Gonçalves”, "Luiz Gonzaga ", “Orlando Silva” e “Inezita Barroso”. Na escola participou de uma banda, tocando tarol, um instrumento de percussão. Chico também tinha muito interesse e bebeu de fontes como o cinema novo de Glauber Rocha e o movimento da Tropicália.

Em 2001 escreveu e publicou seu primeiro livro de poemas pela editora da Universidade Federal da Paraíba, no mesmo ano em que concluía a graduação em psicologia. Ao se mudar para Salvador, em fevereiro de 2004, Chico já pensava em investir no seu lado artístico por acreditar que a capital tem um grande cenário pulsante de liberdade cultural e comportamental em geral. Há 8 anos começou a inserir melodia nos seus poemas e desde então tem se dedicado à música, em paralelo ao seu trabalho como psicólogo e professor.

Em 2018 lançou seu primeiro álbum com 12 faixas, intitulado, Chico Flores - Pirata da Primavera”. E Em 2020 lançou o segundo álbum da 'trilogia do pirata' com 10 faixas, intitulado, "Tupi Negro ”. Encontra-se, no momento atual, gravando o terceiro álbum que logo será lançado. Aguardem!

 

Ainda em 2004 deu início a primeira turma do Curso de Formação na Abordagem Centrada na Pessoa, levantando as bases para o que hoje é o DIABASIS - Instituto de Humanismo da Bahia (link na bio), que no novo ano que se anuncia completará 20 anos de formação e acolhimento de pessoas.

CONTATOS:

(71) 98832-3190

chicofloresreconcavar@gmail.com

https://www.instagram.com/floresdochico/?hl=pt-br

https://www.youtube.com/c/ChicoFloresOficial

bottom of page